Atenção consumidor: promessa de limpar o nome pagando taxa é golpe

Fato ocorrido rescentimente na cidade de Blumenau: Maiores informações também através do link acima.

A CDL Blumenau foi alertada por uma consumidora sobre um golpe que promete tirar o nome da pessoa do cadastro de inadimplentes, comumente chamado de limpar o nome, pagando apenas uma pequena taxa, porém a CDL alerta que isso se trata de um golpe. O anúncio foi feito em um grupo de venda de produtos e serviços de Blumenau, em uma rede social.

De acordo com a postagem feita por uma usuária, basta entrar em contato com o número indicado e fazer o pagamento de uma pequena taxa. A promessa é que após 48 horas o nome do devedor sai de qualquer cadastro de inadimplentes, sugerindo que o mesmo poderá voltar a realizar compras no crediário. De acordo com a usuária, ela mesma teria utilizado o serviço.

Entretanto, a CDL Blumenau reforça que isso não passa de um golpe. O diretor de SPC da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior, explica que a única maneira de retirar o nome do SPC é negociando diretamente com a empresa para a qual deve ou por meio de alguma central de cobrança autorizada. “Com relação aos consumidores, o papel do SPC, serviço oferecido pela CDL, é realizar a consulta para o interessado para que o mesmo saiba em quais locais possui dívidas. Não existe a possibilidade de alguém retirar o nome do devedor do sistema sem que o mesmo tenha efetuado o pagamento da dívida ou pelo menos renegociado o valor”, afirma.

Bittelbrunn destaca que, para facilitar a negociação entre consumidor e empresa, uma vez por ano a CDL Blumenau realiza o Feirão Limpe Seu Nome. “Nesse período, algumas empresas enviam representantes até a CDL para fazer o contato com o consumidor. Além disso, outras empresas autorizam a CDL a fazer a negociação, mas tudo é registrado por meio de contratos”, explica. Para saber mais sobre o Feirão Limpe Seu Nome CLIQUE AQUI.

Na imagem divulgada na rede social, aparece um banner com o logo padrão da CDL, uma maneira de induzir as pessoas ao erro. A CDL Blumenau já realizou os procedimentos de denúncia de postagem na rede social, sendo que o mesmo está momentaneamente sem possibilidade de ser visualizado.

SPC CDL Blumenau

O SPC é um dos serviços oferecidos pela CDL Blumenau e atende tanto o consumidor, quanto lojistas e empresários em geral. O consumidor que deseja realizar uma consulta deve ir pessoalmente até a CDL Blumenau portando CPF e RG (documento com foto). A consulta verifica se a pessoa possui alguma pendência em três bancos de dados: SPC Brasil, Serasa e Protestos em Cartório. Ao término da consulta, o consumidor recebe um extrato indicando os locais onde ele possui dívidas.

Para o comerciante e empresário, o SPC tem como principal missão ajudar na decisão sobre a concessão ou não de crédito e em quais condições. Para ter acesso ao SPC é preciso ser associado à uma CDL. Saiba mais pelo fone (48) 3658-6969.