Campanha promove coleta de lixo eletrônico em BN

A CDL de Braço do Norte lança mais uma importante campanha e a partir do dia 1º de dezembro estará disponível, juntamente com suas lojas associadas, como ponto de coleta de lixo eletrônico.

A ação é inspirada na campanha Recicla CDL, da Federação Catarinense das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL, e em Braço do Norte faz parte das iniciativas da campanha: ‘ Braço do Norte no coração, eu valorizo o que é daqui’, que tem como intuito reascender o sentimento de bairrismo pelo município que completou 60 anos no mês de outubro. “Cuidando de nosso meio ambiente estamos cuidando de nossa cidade, das pessoas e, consequentemente, de nós mesmos. Temos que planejar e cuidar da cidade que queremos para construir o futuro”, completa o presidente da CDL, Edemir Della Giustina.

Para participar da campanha, é só levar todo seu lixo eletrônico em uma das lojas associadas à CDL ou na sede da entidade. Tudo que for arrecado será destinado aos locais apropriados de descarte desse tipo de material.  A coleta acontece até o dia 18 de dezembro.

Lixo Eletrônico

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Como computadores, celulares, televisores, máquinas fotográficas, pilhas, baterias, entre inúmeros outros.

A maioria destes equipamentos possui substâncias químicas, como: chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outras, em suas composições e podem provocar contaminação de solo e água, quando descartados de forma inadequada. Além de contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves a todos àqueles que tiverem contato.

Dessa forma, todo material deste tipo deve ser descartado em locais apropriados para sua coleta e reciclagem.

Segundo dados da ONU, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico, cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares, 17,2 mil toneladas de impressoras por ano.