09/06/2015

CDL de BN adere ao Setembro Amarelo

A CDL de Braço do Norte abraçou mais uma importante campanha, o Setembro Amarelo. A iniciativa mundial de combate ao suicídio, tem como objetivo discutir o tema entre a comunidade e reduzir índices alarmantes em todo planeta. A partir desta semana, estará disponível aos associados um adesivo para aqueles que gostariam de aderir à campanha. “O objetivo da entidade é apoiar essa importante iniciativa que luta contra o suicídio e a depressão. Para isso contamos com todo nosso comércio”, salienta o presidente Maykon Schuelter. 

Este é o terceiro ano consecutivo, que o CVV, Centro de Valorização da Vida, busca mobilização popular através da campanha Setembro Amarelo, com a intenção reduzir a taxa do suicídio.
 
Segundo o Ministério da Saúde e OMS, todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida.
 
 A Campanha vem como uma maneira de quebrar o tabu sobre o assunto. E levanta a bandeira do debate e da discussão como a melhor forma de prevenir o suicídio. No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de Setembro, profissionais de saúde, população e movimentos organizados pela vida se movimentam pela causa.
 
O número de óbitos por suicídio em Braço do Norte, vem aumentando gradativamente nos últimos anos. Em 2017, o município registrou o maior número em um ano, com 14 óbitos.  A triste estatística coloca o Município em uma posição relevante no cenário Estadual e Nacional.
 
 Como ajudar

Associação pela vida em Harmonia (AVHA) conhecida como CASA DO VOLUNTÁRIO, que tem por finalidade desenvolver atividades de ações humanitárias na comunidade. Foi criada em 2 de agosto de 2016 é a mantedoura do CVV de Braço do Norte. 
Toda doação é bem vinda para a manutenção do CVV, alem disso, a cor amarela pode ser representada em casas e comércios com intuído de incentivar a discussão do tema. 
No dia 12 de setembro, as 19horas no Clube Cruzeiro, acontece a palestra  “A Arte de Viver em Paz”, ministrado pelo especialista Mhanoel Mendes, da UNIPAZ.  A entrada será um quilo de alimento não perecível. 
Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para o e-mail [email protected], terão suas foros publicadas nas redes sociais. 

Sobre o CVV
 
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 188 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Desde setembro de 2017 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente para todo Brasil
 
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Notícias Anteriores