CDL de Braço do Norte analisa cenário político

Com o lema do ‘Do Sul pelo Sul’, a CDL de Braço do Norte, em parceira com outras entidades como a Acivale, levantou a bandeira do voto regionalizado para as eleições de 2018. O intuito da entidade é valorizar e eleger candidatos da região e dessa forma, abrir mais caminhos na cobrança de resultados dos representantes eleitos em prol das prioridades do sul catarinense e da região. “A CDL assim como a maioria das entidades mantém seu perfil apartidário. No entanto, isso não nos torna uma entidade apolítica. Pelo contrário, temos que cumprir nosso papel de entidade e representante de classe e lutar por melhores condições de vida”, pontua o presidente Maykon Schuelter.

Pensando nisso, a CDL através de sua diretoria, elencou uma série de prioridades em prol do desenvolvimento do sul catarinense e da região do Vale, entre elas: a ampliação do Hospital Santa Teresinha, vinda de mais efetivos para as polícias e bombeiros, Anel Viário, redução tributária, redução na corrupção, fiscalização de feiras livres, continuidade da obra de pavimentação da Serra do Corvo Branco e pavimentações nas rodovias da região.

Dessa forma, a entidade se colocou a disposição dos candidatos catarinenses para visitas onde a pauta seria discutida e entregue aos candidatos, buscando o comprometimento dos mesmos com as reivindicações elencadas. “Nossas solicitações abrangem as principais áreas, como saúde e infraestrutura. Mas não deixam de lado lutas importantes dos empresários e comerciantes como a redução de impostos e da corrupção e a fiscalização de feiras livres”, completa Schuelter.

Entre os candidatos que estiveram na CDL, estiveram os candidatos a Deputados Estaduais, Júlio Garcia (PSD), Wolnei Weber (MDB) e Ulisses Gabriel (PSD). Esteve ainda, o candidato a Deputado Federal, Ricardo Guidi.

Acompanhados o secretário regional, Ricardo Medeiros (PSD), os candidatos Júlio Garcia (Deputado Estadual) e Ricardo Guidi (Deputado Federal), estiveram na sede da CDL em agosto, onde receberam as reivindicações. “Ouvir é sempre importante, mas conhecer é fundamental. Hoje podemos conhecer muitas iniciativas importantes da região, como o Projeto de Desenvolvimento Local - DEL, implementado aqui no Município. Ficamos fascinados pelo projeto é como ele coloca a região e o Município em outro patamar. Braço do Norte e a região do Vale já são conhecidas como lugar de empreendedores, com iniciativas como o DEL podemos ver a verdadeira integração entre a comunidade e o poder público de forma eficaz e planejada”, destacaram os candidatos que assumiram compromisso de lutar pela implantação das reivindicações.

A CDL recebeu em setembro o candidato de São Ludgero à Deputado Estadual, Wolnei Weber. Durante a visita o candidato destacou a ampliação do Hospital Santa Teresinha como uma de suas lutas. “Recebo muitas ligações buscando ajuda para encontrar UTI para as pessoas. Com certeza, essa é uma carência imediata que temos que suprir. A implantação de uma UTI e de uma agência transfusional atendem grande reivindicação da comunidade”, salientou o candidato. Wolnei destacou ainda outras propostas, como o Anel Viário para escoamento do trânsito e a fiscalização de feiras livres.

A visita do candidato a Deputado Estadual, Ulissses Gabriel, ressaltou o aumenti de efetivos. “A vinda de efetivos é uma reivindicação importante, para se ter uma ideia, hoje entre 12 e 20% apenas, do efetivo da Polícia Militar estão nas ruas. A maior parte dos profissionais estão realizando trabalhos burocráticos, isso tem que mudar”, afirmou o candidato. Outro ponto destacado por Ulisses foi o turismo. “Acredito que temos muito a investir no turismo em nossa região, temos potencial para criar rotas atrativas e que promovam toda região nesse sentido”, completou.

A entrega de reivindicações da região é uma forma de informar os candidatos das necessidades da população e, também, uma ferramenta de cobrança dos eleitos. “As visitas foram muito importantes para conhecermos os candidatos ainda mais e uma ferramenta eficaz para cobrança dos eleitos após o pleito. Todos que estiveram na CDL, ouviram nossas reivindicações e justificativas e se comprometeram a ajudar. Agora caberá a nós, cobrarmos os resultados”, explica Schuelter.