Comércio Otimista para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais e o segundo semestre já revelam expectativas otimistas dos lojistas do estado, conforme levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), no qual foram consultadas 400 empresas de varejo das 20 cidades catarinenses de maior potencial de consumo. O mês de julho ainda ficou distante das metas pretendidas, com leve retração nas vendas a prazo (- 3,3%),  comparando-se com os resultados de 2016.

Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “esse cenário se deve principalmente à redução de crédito e as altas taxas de juros praticadas, quando comparadas à inflação, que está em queda”. Apesar disso, o levantamento da FCDL/SC traz respostas promissoras. Quando questionados sobre as previsões de vendas para o dia dos pais, 39,7% dos lojistas já acreditam que haverá incremento e 52,5% apostam na estabilidade das vendas – apenas 7,8% preveem redução. A perspectiva de cenário no segundo semestre está dividida entre ‘Positiva’ para 52,5% dos entrevistados; ‘Estável’ para 41,8% e ‘Negativa’ para somente 5,7%.

Segundo Tauffer, os fatores que contribuem para o otimismo e a recuperação do mercado em Santa Catarina são “a economia diversificada e os níveis de excelência mundial de alguns setores. Até o Natal já devemos ter um panorama um pouco melhor”, acredita o dirigente lojista.

Quando perguntado sobre a expectativa para a data comemorativa alusiva ao Dias dos Pais, que se aproxima, observa-se que a maioria (52,5%) acredita que não haverá crescimento e nem recuo nas suas vendas, comparadas a 2016. Por outro lado, podemos destacar que 39,7% dos entrevistados acreditam que haverá crescimento. Números esses que poderão ser confirmados com levantamento que será realizado pela FCDL, pós evento.