Pesquisa revela consequências do Coronavírus na economia catarinense

Pesquisa da FCDL/SC revela que 40,2% tiveram perda econômica/financeira

A Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas – FCDL realizou pesquisa com 2.179 associados de todo Estado para mensurar os reflexos da paralização das atividades econômicas devido a pandemia do Covid-19 no Estado.

Para avaliar os impactos e as consequências da crise provocada pelo Coronavírus e seus reflexos no comércio catarinense, a FCDL/SC elaborou uma pesquisa que foi aplicada entre os dias 14 e 17 de abril. Quanto à composição das respostas entre os cinco maiores setores foram entrevistados: 553 do setor do vestuário/calçados; 409 de outros setores não relacionados; 226 prestadores de serviços; 119 da indústria e 118 de materiais de construção.

Quando perguntado se houve alguma perda econômica/financeira, 40,2% dos empresários afirmaram que tiveram perdas de mais de 50% do faturamento e 31,5% dos entrevistados tiveram perdas entre 21 e 50% em arrecadação.

Dos que responderam a enquete, 40,5% estimam perda no faturamento para os próximos 3 meses entre R$ 10 e R$ 30 mil. Para 35,2%, as perdas serão entre R$ 30 e R$ 100 mil. “São dados importantes para conhecermos a nova realidade da nossa economia, muitos reflexos serão sentidos nos próximos meses, mas esperamos que a retomada aconteça logo”, destaca o presidente da CDL, Tulio Uliana Demay.

Entre os participantes, 23,9% já realizaram demissões, totalizando apenas entre os entrevistados 836 demitidos. Para os empresários, 37,7%, ainda existe a possibilidade de reduzir o número de colaboradores nos próximos 90 dias.

Com relação as condições da empresa, 35,7% dos entrevistados estimam que conseguem se manter por mais três meses na atual condição, enquanto 26,8% acham que conseguem suportar por apenas mais um mês.

Outro dado interessante, foi apontado por 59,7% dos participantes, que afirmaram que precisarão recorrer a empréstimos bancários para manter o andamento normal de seus estabelecimentos.

A pesquisa foi aplicada também aos associados da CDL de Braço do Norte, e os dados encaminhados a Federação para análise.